Matéria de capa do caderno Ilustrada discute obra de Amitav Ghosh
O escritor indiano Amitav Ghosh conversou com o jornalista Walter Porto para matéria de capa do caderno Ilustrada, da Folha de SP, sobre temas centrais de seu livro “O grande desatino”.
Ghosh mostra de que maneira a prosa ficcional se vê limitada pelo caráter até então improvável das catástrofes climáticas. Essa limitação das formas literárias, na maioria centradas em narrativas individuais, seria indício de uma crise geral da imaginação artística no ocidente.
Segundo a matéria, Amitav Ghosh reflete sobre uma “crise geral de imaginação que faz com que toda a sociedade ocidental assista meio catatônica aos eventos que, como indica a ciência, devem mudar radicalmente o mundo que conhecemos.”
Trechos:
💬 “É como se, na imaginação literária, as mudanças climáticas fossem de alguma forma semelhantes a extraterrestres ou viagens espaciais.”
💬 A resposta do indiano Amitav Ghosh quando ouve uma pergunta sobre o efeito de tragédias como a do Rio Grande do Sul na conscientização de um país vem carregada de ceticismo. “É estranho que tantos cientistas achem que o clima vai fazer o trabalho da política”, comenta ele. “Não vai.”
Veja a matéria completa em:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2024/05/crise-climatica-transborda-a-estante-da-ficcao-cientifica-para-engolir-a-literatura.shtml
➡️ Saiba mais sobre o livro em: