Promoção
O grande desatino
Mudanças climáticas e o impensável
Amitav Ghosh
TRADUÇÃO Renato Prelorentzou
TEXTO DE ORELHA Eliane Brum
POSFÁCIO DO AUTOR PARA A EDIÇÃO BRASILEIRA
Coleção: Interdisciplinares Mudanças climáticas
Frete grátis para compras no site acima de R$ 150
SOBRE O LIVRO
Neste ensaio sobre a crise climática, o escritor indiano Amitav Ghosh concilia reflexões sobre a literatura contemporânea, a história do colonialismo europeu e as relações entre moral e ação política hoje. Com uma abordagem conceitual incomum, analisa as mudanças climáticas sob uma perspectiva cultural abrangente.
A primeira parte do livro sugere que o gênero literário do romance (por sua forma e formação) mostrou-se até agora incapaz de dar expressão adequada aos eventos climáticos extremos que caracterizam nossa época. Para o autor, essa dificuldade de figuração literária apontaria para uma crise maior das narrativas e da representação estética do nosso tempo.
Na segunda parte, Ghosh examina a centralidade do colonialismo europeu para a formação das economias dependentes em combustíveis fósseis, moldando seus imaginários modernos correspondentes. Esse imaginário está presente não só na literatura, mas também nos planejamentos urbanos. Para Ghosh, não será por acaso que os impactos do aquecimento global deverão ocorrer com maior força precisamente naquelas áreas decisivas para a consolidação dos empreendimentos coloniais urbanos, sobretudo na Ásia e nos EUA.
A última parte discute a tendência de ativismos políticos recentes, orientados pela ideia de justiça climática e pela tensão entre ação coletiva e moral individualista. Seu argumento de fundo abre-se para um dos debates mais relevantes sobre ações a serem tomadas diante da crise climática.
Ghosh defende a urgência de imaginarmos outros modos de existência social, sugerindo que a ficção literária desempenha um papel fundamental na construção desses novos imaginários.
"O grande desatino" recebeu o Utah Award for the Environmental Humanities em 2018
ANO DE LANÇAMENTO 2022
FORMATO 13,5 × 21 cm
ISBN 978659979520-6
ACABAMENTO Brochura
PESO 0,310 kg
PÁGINAS 216
PROJETO DE MIOLO E CAPA Mariana Bernd
FOTO DE CAPA Rogério Assis
TÍTULO ORIGINAL The Great Derangement: Climate Change and the Unthinkable
AUTOR
Amitav Ghosh nasceu em Calcutá, em 1956, e é considerado um dos principais escritores da Índia. Sua obra foi traduzida para mais de 30 idiomas. Além de romancista, escreve para jornais e revistas como The New Yorker, The New York Times, The Guardian. Em 2019, a revista Foreign Policy destacou Ghosh como um dos pensadores mais relevantes da década.
Foto: © Ivo van der Bent
O QUE FALARAM DO LIVRO
Se eu pudesse, bateria em cada porta e entregaria um exemplar, das instituições públicas às casas das pessoas de todas as raças e gêneros, que hoje se entopem de ansiolíticos, sem conseguir nomear sua angústia como crise climática.
ELIANE BRUM
autora de Banzeiro òkòtó:
Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo
Ghosh rompe o nosso silêncio confortável, nos incitando a pensar o impensável, analisando as muitas maneiras como temos negado a razão, como temos calado em nós o fato maior da nossa época.
JULIÁN FUKS
autor de A resistência
Cativante […] a leveza e a agilidade da escrita de Ghosh conseguem transmitir a urgência e as nuanças de algo que não conseguimos realmente encarar: o destino da humanidade.
GIORGIO AGAMBEN
autor de Homo sacer
A análise de Ghosh sobre “a era das mudanças climáticas” é fascinante, erudita e rigorosa. Um livro profundamente original.
ELIZABETH KOLBERT
autora de A sexta extinção: uma história não natural
Há muito tempo falamos da mudança climática como uma questão científica. Neste livro magnífico, Ghosh desloca a conversa dos corredores estreitos da ciência para os campos abertos da cultura e da política. Para ele, as mudanças climáticas resultam de histórias interligadas que fortaleceram nossa dependência por combustíveis fósseis. E seria um desatino querer um mundo diferente e agir de maneira a preservar o mundo atual. Um chamado não apenas para atuarmos sobre o clima, mas para pensarmos sobre ele de forma totalmente nova.
NAOMI ORESKES
autora de O colapso da civilização ocidental
São raras as ocasiões em que um escritor combina a capacidade de contar histórias com uma percepção tão profunda, a ponto de até mesmo um assunto batido aparecer como novo. Novas conexões são feitas, novos futuros se abrem. Ghosh é esse tipo de escritor, e O Grande Desatino é esse tipo de livro.
NAOMI KLEIN
autora de Isso muda tudo: capitalismo versus clima
Um trabalho brilhante de síntese e imaginação, O grande desatino é leitura essencial para qualquer pessoa que queira compreender o significado do Antropoceno para nosso futuro.
ROY SCRANTON
autor de Aprendendo a morrer no antropoceno: Reflexões sobre o fim da civilização
TRECHOS DO LIVRO
“Quando a literatura é concebida como expressão da experiência autêntica, então a ficção inevitavelmente passa a ser vista como 'falsa'. Mas reproduzir o mundo tal como ele é não deveria ser o projeto da ficção. [...] Imaginar outras formas de existência humana é exatamente o desafio que a crise climática nos impõe: pois se há uma coisa que o aquecimento global deixou perfeitamente clara é que pensar o mundo apenas como ele é significa um suicídio coletivo. Precisamos, ao contrário, imaginar o que o mundo pode ser.”
“Acabei reconhecendo que os desafios que as mudanças climáticas impõem ao escritor contemporâneo, embora específicos em alguns aspectos, se originam de um fenômeno mais abrangente e antigo: em última análise, derivam das formas e convenções literárias que moldaram a imaginação narrativa precisamente naquele período em que o acúmulo de carbono na atmosfera estava reescrevendo o destino da Terra.”
ÍNDICE DO LIVRO
Parte I: Histórias
Parte II: História
Parte III: Política
Agradecimentos
Notas
Posfácio à edição brasileira,
Amitav Ghosh
NOTÍCIAS E LINKS
Matéria: A luta por justiça climática em um mundo em chamas (Lucas Petroni, Nexo Jornal – Bibliografia básica, 21/10/2024)
Matéria: Seis obras de ficção e não ficção que inspiram ações para um futuro sustentável (Revista GQ, 22/06/2024)
Artigo: Crise climática transborda a estante da ficção científica para engolir a literatura (Walter Porto, Folha de São Paulo, 28/05/2024)
Artigo: Crise é social, não apenas climática (Aline Pimenta, Jornal O Globo, 24/05/2024)
Artigo: Um desatino (e um destino) que nos incomoda (Romar Beling, GAZ, 24/06/2023)
Resenha: Comentário sobre “O grande desatino” (Denilson Cordeiro, A Terra é redonda, 13/10/2022)
Destaques na imprensa (clipping agosto-setembro/22)
Artigo: Por que não conseguimos conceber o fim que talvez se aproxime? (Julián Fuks, UOL, 06/8/2022)
Site do autor – http://www.amitavghosh.com
Link para a edição original
Artigo: Where is the fiction about climate change? (The Guardian)