Amitav Ghosh recebe o Prêmio Erasmus de 2024
O escritor indiano Amitav Ghosh, autor de “O grande desatino”, recebeu o prêmio Erasmus de 2024. O prêmio é concedido anualmente a uma pessoa ou instituição com trabalhos significativos nas áreas de humanidades, ciências sociais ou artes.
A premiação deste ano teve como tema “Imaginando o impensável”, sobre como uma crise global sem precedentes – a crise climática – atinge a literatura contemporânea. Para a fundação Erasmus, a obra de Ghosh procura fazer justiça à ameaça existencial que desafia nossa imaginação, mostrando que as mudanças climáticas resultam também de uma crise cultural e imaginativa.
Segundo o texto da premiação, “em seu livro ‘O grande desatino’, Ghosh desafia os leitores a ver a mudança climática sob a perspectiva geopolítica das guerras e das relações comerciais”. Por meio dessa compreensão, Ghosh abre espaço para esperanças e alternativas […] defendendo um novo humanismo baseado não só na igualdade social, mas também na superação da distinção entre humanidade e natureza.
➡️ Confira o texto da premiação em:
https://erasmusprijs.org/en/laureates/amitav-ghosh/
➡️ Saiba mais sobre o livro em: