O século nômade
Como a migração climática transformará o mundo
Gaia Vince
Consultar frete e prazo de entrega
Aproveite o frete grátis para todo o país em pedidos acima de R$ 150
Estamos vivendo uma emergência de escala civilizatória. A cada grau de aumento da temperatura média global, cerca de um bilhão de pessoas serão forçadas a abandonar regiões nas quais a espécie humana se estabeleceu há milhares de anos. A combinação de seca, ondas de calor extremo, incêndios e enchentes transformará a geografia humana de maneira profunda nas próximas décadas.
Em O século nômade, Gaia Vince, a primeira mulher a receber o “Prêmio de Livro de Ciência do Ano” da Royal Society (Reino Unido), examina como podemos planejar e controlar os deslocamentos inevitáveis de uma parcela enorme da população, enquanto continuamos a trabalhar na redução dos impactos das mudanças climáticas. Com base em um vasto conjunto de documentos, pesquisas e reportagens originais, Vince demonstra que a migração não será o problema, mas sim a solução para a crise que enfrentaremos.
Embora a catástrofe climática tenham recebido a atenção necessária nos últimos anos, a realidade inevitável das migrações em massa continua em grande parte negligenciada. Neste livro, Vince faz uma análise consistente e propositiva da questão, provavelmente a mais urgente a ser enfrentada pela humanidade neste século.
* Escolhido como um dos melhores livros de 2022 pelos jornais The Times, Financial Times, NPR e New Statesman.
ANO DE LANÇAMENTO 2025
ISBN 978658314008-1
ACABAMENTO Brochura
CAPA Simi Abe | © Penguin UK
FORMATO 21 cm × 14 cm
PESO 0,330 kg
PÁGINAS 320
TÍTULO ORIGINAL Nomad Century: How Climate Migration Will Reshape Our World
Autora

Gaia Vince vive em Londres, é pesquisadora sênior no University College London e divulgadora científica na área ambiental. Foi editora das revistas Nature e New Scientist. Seus textos têm sido publicados em The Guardian, The Times, BBC e Scientific American. Em 2015, tornou-se a primeira mulher a receber o “Prêmio de Livro de Ciência do Ano” da Royal Society (Academia de Ciências do Reino Unido).
Foto: © Phil Fisk
O que falaram do livro
Um livro perturbador, de enorme importância e curiosamente esperançoso.”
Andrea Wulf
autora de A invenção da natureza
Gaia Vince apresenta, com admirável serenidade, sem histrionismo, os acontecimentos mais prováveis, no fim deste século, de um planeta em acelerada transformação.”
Mary Roach
autora de Fuzz: Quando a natureza rompe a lei
O livro de Gaia Vince é uma contribuição notável para os estudos que indicam que o século 21 será marcado por migrações em grande escala (…) O que Vince oferece é um mapeamento preciso para entender a situação e vislumbrar saídas.”
Kim Stanley Robinson
autor de O ministério do futuro
Uma obra visionária que demonstra como a crise climática poderá redefinir o campo do possível na política.”
Ben Cooke
The Guardian
Trechos do livro
É absurdo que estejamos considerando uma migração em massa de bilhões de pessoas. É absurdo que continuemos a aquecer o planeta, mesmo sabendo das consequências. Depois de uma carreira dedicada a pesquisar, escrever e falar sobre as mudanças climáticas e seus impactos, mal consigo acreditar que ainda estejamos nessa situação. E, no entanto, aqui estamos. Minha filha me perguntou, com a racionalidade fria de uma criança de seis anos: “Por que não paramos de queimar combustíveis fósseis de uma vez?”. “Não é tão simples assim, querida”, respondo, meio impaciente.
Na verdade, é bem simples. Conhecemos a ciência, temos a tecnologia. Seria muito caro no curto prazo, mas temos recursos e os gastamos livremente em outras coisas. Complicamos a questão. Estamos enredados em uma teia socio-política-econômica, uma armadilha, um artifício que inventamos e está nos colocando em um perigo tão extremo que agora nos encontramos na posição absurda de salvar a humanidade por meio do êxodo de populações inteiras, que deverão sair dos lugares onde viveram por milhares de anos. A migração é inevitável, muitas vezes necessária, e precisa ser facilitada.
Embora a escala e a extensão do que estamos enfrentando neste século sejam únicas, passamos por outras crises nas últimas centenas de milhares de anos. Sobrevivemos a elas migrando. A migração não é o problema, é a solução – sempre foi. Como veremos, a migração é o truque mais antigo de sobrevivência.
Uma grande convulsão se aproxima. Ela transformará a humanidade e o planeta. No Sul Global, mudanças climáticas extremas forçarão uma parcela considerável da população a abandonar suas casas, e regiões inteiras se tornarão inabitáveis. Já os países do Hemisfério Norte, com temperaturas mais amenas, enfrentarão dificuldades para lidar com alterações demográficas, em função da escassez de mão de obra e de uma população mais envelhecida e empobrecida. Nos próximos cinquenta anos, temperaturas mais elevadas combinadas com níveis crescentes de umidade deverão tornar letais regiões imensas do planeta, onde vivem atualmente 3,5 bilhões de pessoas.
Índice do livro
Prefácio para a edição brasileira
Introdução
1. A tempestade
2. Os quatro cavaleiros do Antropoceno
3. Saindo de casa
4. Beirando a insanidade
5. A riqueza dos migrantes
6. Novos cosmopolitas
7. Refúgios na Terra
8. Casas de migrantes
9. Habitats do Antropoceno
10. Alimentação
11. Energia, Água, Coisas
12. Restauração
Conclusão
Manifesto
Referências bibliográficas
Leituras complementares
Notas
Agradecimentos







