Livro da premiada jornalista Gaia Vince analisa as migrações em massa que devem ocorrer com a intensificação da crise climática

Estamos vivendo uma emergência de escala civilizatória. A cada grau de aumento da temperatura média global, cerca de um bilhão de pessoas serão forçadas a abandonar regiões nas quais a espécie humana se estabeleceu há milhares de anos. A combinação de seca, ondas de calor extremo, incêndios e enchentes transformará a geografia humana de maneira profunda nas próximas décadas.
Em O século nômade, Gaia Vince examina como podemos planejar os deslocamentos inevitáveis, enquanto continuamos a trabalhar na redução dos impactos das mudanças climáticas. Com base em um vasto conjunto de pesquisas e reportagens originais, Vince demonstra que a migração não será o problema, mas a solução para a crise que enfrentaremos.
Embora a catástrofe climática tenham recebido a atenção necessária nos últimos anos, a realidade inevitável das migrações em massa continua em grande parte negligenciada. Neste livro, Vince faz uma análise consistente e propositiva da questão, provavelmente a mais urgente a ser enfrentada pela humanidade neste século.
*
Sobre a autora: Gaia Vince vive em Londres, é pesquisadora sênior no University College London e divulgadora científica na área ambiental. Foi editora das revistas Nature e New Scientist. Seus textos têm sido publicados em The Guardian, The Times, BBC e Scientific American. Em 2015, tornou-se a primeira mulher a receber o “Prêmio de Livro de Ciência do Ano” da Royal Society (Academia de Ciências do Reino Unido).
➡️ Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar:


