Quina lança “Mercadores da dúvida”, obra de referência e best-seller de Naomi Oreskes e Erik M. Conway sobre o negacionismo e as estratégias da desinformação científica nos EUA

E se a dúvida deixasse de ser uma atitude científica sensata para se transformar em técnica deliberada de desinformação? Por que, afinal, assuntos como o tabagismo, a chuva ácida, o uso de DDT ou as mudanças climáticas foram apresentados como temas “polêmicos” no debate público, e não como consensos científicos estabelecidos?
Em Mercadores da dúvida, os historiadores Naomi Oreskes e Erik Conway explicam como um pequeno grupo de cientistas norte-americanos sistematicamente fabricou dúvidas e desinformação sobre consensos científicos bem estabelecidos.
Ao longo de quatro décadas, as mesmas táticas usadas para negar os malefícios do tabaco foram replicadas em outras áreas a fim de proteger interesses corporativos e postergar as ações regulatórias.
Os autores demonstram como essa fabricação planejada e sistemática da dúvida, reiterada ao longo de quatro décadas, enfraqueceu a confiança na ciência e comprometeu a capacidade das instituições democráticas de lidar com seus riscos sociais e ambientais.
Ao reconstruir os bastidores de uma guerra cultural que transformou a ciência em campo de batalha ideológico, Mercadores da dúvida evidencia os interesses políticos do negacionismo e a dimensão de seus impactos. Escrito com clareza, ousadia e sólida pesquisa, o livro é essencial para a compreensão das relações contemporâneas entre ciência, economia e política.
Referência fundamental na história da ciência, a edição brasileira de Mercadores da dúvida conta com prefácio de Al Gore e um posfácio inédito de Naomi Oreskes.
Sobre os autores
Naomi Oreskes é professora de História da Ciência na Universidade de Harvard. Seus artigos foram publicados no New York Times, no Washington Post, no Los Angeles Times e em muitos outros veículos de comunicação. Sua palestra no TED, intitulada Por que devemos confiar nos cientistas, foi vista mais de um milhão de vezes.
Erik M. Conway é historiador da ciência do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, localizado no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Suas pesquisas abordam as relações entre ciência e tecnologia na segunda metade do século 20, em particular no setor aeroespacial. É autor de A ciência atmosférica na NASA: uma história (2008), entre outros
➡️ Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar:


